Mentirinhas aqui, omissões ali

“O coração de seu marido está nela confiado, e a ela nenhuma fazenda faltará” (Pv 31:11)

Conforme proposto no primeiro post, o perfil da mulher virtuosa seria analisado à luz de Provérbios 31:10 ao 22. Assim, cada versículo será analisado. A lição do verso 11 é confiança, um assunto no mínimo intrigante, pois  como é difícil ganhar e sustentar a confiança daqueles que nos cercam?! Exatamente, não basta ganhar a confiança é preciso mantê-la. De acordo com meu ponto de vista, manter algo exige muito mais do que simplesmente conquistar. Mas temos a ajuda do Espírito Santo, o qual nos orienta como agir. O versículo em questão dá algumas orientações.

Podemos dizer que a palavra chave desse versículo é confiança. A mulher virtuosa é confiável. Não mente, não esconde nada, não engana nem tampouco dá motivo para desconfiarem dela. Mulheres dissimuladas que na “frente são uma coisa e por trás é outra”, apenas despertam em seus maridos desconfiança. Afinal, a falta de sinceridade atinge o coração do marido, o qual percebe a falsidade da esposa em situações corriqueiras. O pensamento que afeta o marido é: se é capaz de mentir e dissimular com os outros, fará comigo também.

Infelizmente isso é muito comum, até mesmo entre as igrejas de Deus. Maridos que percebem a dissimulação de suas mulheres com os outros, as mentirinhas contadas aqui, omissões ali. Tais comportamentos apenas servem para despertar a desconfiança por parte dos maridos. Outro grave erro que as esposas costumam cometer é esconder de seus maridos o quanto gastou no shopping ou o dinheiro que emprestou para fulano e sicrano. Raposinhas que parecem ser insignificantes, mas que no final de um dia ou de um mês causaram um estrago grande no coração do marido.

A mulher confiável é aquela também que evita imagens negativas sobre ela, conforme diz as escrituras em I Tessalonissences 5:22 “Foge de toda aparência do mal”. Ela evita lugares e situações que possam colocá-la numa situação suspeita. Uma mulher prudente assim conquista o coração do marido, pois atitudes de cautela e transparência são os maiores responsáveis por  cativar e conquistar o coração de um homem.

Mulher de Deus, destrua as raposinhas. Tire do seu dia a dia as omissões, as mentirinhas ainda que pareçam insignificantes. Cultive a verdade, ainda que ela traga alguns desconfortos e até mesmo atritos. Uma vez tendo a confiança do esposo, preserve-a.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s