Valor que não está no exterior

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins”. (Pv 31: 10)

A mentalidade que impera no mundo hoje é que o valor de alguém está no exterior, na roupa que usa, na casa onde mora, no carro que dirige, no corpo perfeito. Tal modalidade de pensamento vai totalmente contra aquilo que a Bíblia diz. Para Deus, o valor não está fora, está dentro. A mulher de Deus reflete uma beleza e um valor que não pode ser medido, sua essência está no Senhor e por conta disso apresenta virtudes que o mundo desconhece. Esse valor descrito pela Bíblia será analisado abaixo, conforme o versículo citado.

Em hebraico, virtuosa é uma tradução de “chavil”. De acordo com o dicionário teológico Wordbook, “chavil” no Antigo Testamento é usado para denotar: força, poder em uma variedade de maneiras. Essa mulher de Provérbios é uma mistura de dona de casa, esposa, serva de Deus e negociante. Apesar de ter uma identidade marcante, a mulher de Provérbios não seria virtuosa sem se relacionar com Deus. Afinal, sua força e poder vêm do Senhor. O seu valor muito excede o de pedras preciosas, pois ele não está no que possui, mas no que é. O valor da mulher virtuosa não está nas suas medidas, na marca dos calçados ou roupas, mas sim no caráter, no temor a Deus, nos valores pessoais, nas escolhas e nos comportamentos.

A primeira lição tirada desse versículo é que para uma mulher ser virtuosa é preciso estar em Deus. Virtude é força e poder, elementos que só se encontram no Senhor. Outro ponto é que: não é todo homem que consegue encontrá-la, somente aqueles que também estão em Deus alcançam essa bênção. Conforme diz em Provérbios 19:14 “A casa e a fazenda são herança dos pais; mas de o Senhor vem a mulher prudente”. Se vem do Senhor, Ele entrega a aqueles que O buscam. A terceira lição é que uma mulher virtuosa precisa ser valorizada e cuidada muito mais que uma joia preciosa. Afinal, seu valor muito excede o de rubi.

Com base no que fora dito acima, por que então tantas mulheres cristãs correm daquilo que o mundo dita? Talvez porque ainda sua essência não está em Deus. É preciso se despir dos valores que o mundo prega e aderir aquilo que a Palavra de Deus diz. É importante cuidar da aparência, mas antes disso é preciso lembrar que existe outra imagem a ser preservada: a do caráter, da personalidade, dos princípios. A mulher que zela pelo seu coração pode sim ser chamada de: virtuosa.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s